quinta-feira, 1 de maio de 2014

Natação


É comum escutarmos que a natação é um dos exercícios mais completos que existem. Essa afirmação procede, pois traz muitos benefícios para o corpo e para a mente.


A boa notícia é que não existe limite de idade para a prática da natação - desde bebês até idosos, pois não é uma atividade que exige determinado condicionamento físico.

Para quem esta interessado em perda de peso, é uma ótima opção. Uma hora de natação em intensidade moderada equivale a aproximadamente 500 calorias a menos, dependendo da idade e tipo físico do praticante.

No entanto, a prática da natação em si não emagrece, mesmo que você faça a atividade 5 vezes por semana. É necessário uma combinação de dieta equilibrada, isto é, ingerir menos calorias e alimentos de qualidade, e atividade física. 

Nadar queima mais calorias do que correr ou pedalar, pois a resistência da água é maior que a resistência do ar. Precisamos de mais energia para nos movimentar na água do que no ar.

A natação promove o condicionamento cardíaco e melhora a circulação sanguínea, pois a cada exercício o coração trabalha mais rápido, promovendo a circulação e também a melhora da função pulmonar. Por este motivo, a natação também é recomendada para pessoas com tais problemas.


A atividade é de baixo impacto, portanto o risco de lesões diminui (mas não é isento), já que a água deixa nosso corpo mais leve. Por este motivo, a prática também é indicada para pessoas que estão se recuperando de lesões.

Outros benefícios são a melhora na flexibilidade, no equilíbrio e na coordenação motora, pois combina movimentos sincronizados entre braços e pernas.

O exercício trabalha todo os grandes grupos musculares do corpo e por este motivo é possível conseguir também o aumento da massa magra, porém, neste aspecto, na natação os resultados aparecem mais lentamente que na musculação, por exemplo.

A massa magra é mais ativa que a gordura, por isso ao aumentar a massa magra, pode-se queimar mais calorias, mesmo em repouso.

Acessórios estimulam o aumento da massa magra na natação, como  palmares, pranchas, nadadeiras, paraquedas - são elementos que promovem maior gasto calórico e trabalho muscular, resultando em aumento de massa magra e diminuição de gordura.


O contato com a água nos fornece também relaxamento corporal e consequente melhora no humor. É uma excelente atividade recreativa, que facilita o contato social. 

A natação pode ainda aliviar as dores causadas pela artrose. 

Muitas pessoas sentem fome após a prática da natação. Essa consequência é normal, pois acredita-se que seja devido à regulação térmica após a atividade.


Aprender a nadar

Não existe idade para aprender a nadar. Se você é adulto e não sabe nadar, procure uma academia ou professor que possa ensiná-lo(a). Se você tem medo de água, o melhor é procurar um local onde você consiga colocar os pés no chão, pois te transmitirá maior segurança enquanto aprende a atividade.


Água

A água das piscinas para prática de natação deve ser tratada. Os tratamentos mais comuns são pelo ozônio, cloro ou sal, que deixam o pH da água adequado para eliminar microorganismos causadores de doenças.

A temperatura da água na prática da natação também não deve ser muito alta (aproximadamente 20ºC), pois após o início da atividade o corpo aumentará a temperatura e a piscina ficará desconfortável para a prática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário