terça-feira, 13 de maio de 2014

Silêncio


O silêncio é um bem precioso e em extinção nos dias de hoje.


É difícil ficar em silêncio em um mundo onde somos estimulados a falar, onde estamos autorizados a dar nossa opinião sem censura.

Os sons mais primitivos da natureza acabam sendo encobertos pelo barulho da tecnologia. É cada vez mais difícil encontrar locais onde podemos escutar esses sons "perdidos" da natureza.


A tecnologia torna nossa vida barulhenta. Utilizamos máquinas que nos auxiliam para tudo, até mesmo secar o cabelo, cortar a grama, secar a roupa. Tudo isso e muito mais acaba com o silêncio.

E não só o ambiente está contaminado com o barulho, nosso interior também. Deixamos de dormir para nos comunicar com outras pessoas pelo computador. Nos privamos do descanso necessário por conta da tecnologia.

As novas gerações também estão sendo incentivadas a entrar neste ritmo frenético da tecnologia e desassossego, em troca de um futuro profissional promissor, já que quem não tem conhecimentos em informática, em como funcionam os mais diversos aparelhos eletrônicos, está fora do mercado. As crianças não sabem mais o que é brincar sem ter um aparelho eletrônico nas mãos.


O silêncio, no entanto, para alguns é assustador. Criou-se a ideia que ficar em silêncio ou mesmo aproveitar o momento de ócio é improdutivo.

Muito pelo contrário, o silêncio é o início do bem estar, da saúde física e mental. É o silêncio que nos proporciona a chance de pensar e de nos expressarmos artisticamente. 

Num mundo moderno e tecnológico, é difícil se desconectar e prestar atenção ao nosso eu interior. Estando em silêncio, conseguimos escutar ao próximo e a nós mesmos com mais clareza.

Quem está nervoso, agitado, estressado e com as emoções à flor da pele não consegue pensar direito. O caos das cidades nos proporciona este desequilíbrio interior.

O silêncio é nossa fonte de criatividade e concentração. No entanto, alguns têm medo do silêncio, pois criou-se a ideia que silêncio é sinônimo de vazio ou solidão, e o barulho, por outro lado, desvia nossa atenção do que não queremos escutar.

Estar em silêncio é uma maneira que nos permite escutar nosso corpo e o universo, já que ambos trabalham no mais profundo silêncio.

Desligue o rádio, da TV e do exterior por um período do dia. Pense, sinta e medite.

Não existem locais totalmente livres de barulho, até mesmo no campo você encontrará ruídos característicos.

Algumas práticas, como a ioga ou meditação, podem te colocar em contato com o silêncio. Ficar em silêncio e sem pensar em nada, estimula o córtex cerebral, melhora a aprendizagem, memória e emoção. E ainda há redução da ansiedade e estresse.

Habitue-se devagar a ficar em silêncio. Aos poucos perceberá os benefícios e isso se tornará um hábito.

Leia mais:


Organize seu trabalho sem estresse



Nenhum comentário:

Postar um comentário