sexta-feira, 9 de maio de 2014

Saiba o que é a Osteopatia


A Osteopatia é um tratamento de saúde que não faz uso de fármacos ou cirurgia, e dá ênfase ao paciente como um todo, e não à doença.



Existem 4 grandes princípios na Osteopatia:
1- A estrutura (músculos, órgãos) está inter-relacionada com a função. O sistema neuro-musculo-esquelético é regulador de todos esses sistemas.

2- O organismo tem capacidade de se auto regular e curar, quando eliminados os obstáculos da doença

3- O sangue transporta todos os nutrientes necessários para o funcionamento saudável dos tecidos, por isso a boa circulação vascular é essencial

4- O corpo é a unidade em movimentos. Os fluxos nervoso, vascular e linfático são essenciais para a manutenção da saúde.

São utilizadas técnicas manuais que estimulam o sistema músculo-esquelético. A Osteopatia é considerada uma medicina alternativa, onde trabalha-se a capacidade de recuperação do corpo.


O trabalho do Osteopata começa ao desbloquear e retirar a tensão do corpo do paciente. Desta maneira o corpo estará apto para o processo de auto-cura, pela "Cura através das Mãos".

O que os Osteopatas fazem na verdade é rastrear a tensão interna e os bloqueios do corpo. Feito isso, o especialista estimula a auto cura do corpo.

Durante a consulta, o Osteopata não precisa de nenhum instrumento, senão uma folha de papel e uma caneta. O profissional examina o paciente e faz uma viagem para dentro do seu corpo: músculos e articulações, ossos e tendões, o tecido conjuntivo e órgãos. O objetivo é o entendimento do corpo como um grande "Todo".

A origem das dores podem estar distantes do local onde se manifestam. Por exemplo, uma dor no joelho pode ter origem no pescoço. O trabalho do Osteopata é justamente descobrir a causa ou origem da dor e tentar aliviá-la ou melhorá-la.

A prática no entanto, se difere de Shiatsu, Fisioterapia ou Massagem.

Problemas mais sérios como câncer, infecções e problemas vasculares não são tratados pela Osteopatia, mas para problemas como dor nas costas, lesões causadas pela prática de esportes, pressão alta ou problemas gastrointestinais, possuem tratamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário